Quem trabalha com vendas reclama que os feriados prolongados trazem prejuízos para o comércio. Segundo o presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo, Jose Lino Sepulcri, só no ano passado, o comercio brasileiro amargou um prejuízo de cerca de R$ 50 bilhões por causa dos feriados.
Este ano os comerciantes estão realmente preocupados. Isso porque ao todo serão nove feriados nacionais e sete pontos facultativos, sem contar os dias dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.
“Para um país como o nosso, que está em desenvolvimento, é um valor significativo. O comércio deixa de faturar de 5% a 10% por causa dos feriados”, afirma Sepulcri.
Para tentar amenizar os impactos na economia do país, um projeto de lei que esta em discussão no congresso nacional prevê o fim dos feriados prolongados no Brasil. Um dos artigos determina que os feriados que caírem no meio da semana sejam remanejados para a sexta-feira ou segunda-feira. As únicas exceções seriam para os feriados de 1º de janeiro, 7 de setembro e 25 de dezembro.
Com a possibilidade dessa lei ser aprovada, segundo o presidente da Fecomércio, vai ser bom para os comerciantes. “Eu tenho certeza que todos serão beneficiados, tanto o trabalhador como o comerciante”, afirmou Sepulcri.
Fonte: Viaes.com.br