
Bem antes do esperado, saiu nesta segunda-feira, 24, o resultado da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Muitos estudantes foram pegos de surpresa com a antecipação do resultado. Foi o caso do primeiro e segundo lugar geral do VestUfes 2014, que ficou sabendo por telefone sobre sua aprovação. Pedro Camata Verdini tem apenas 16 anos, e conquistou 47,16 pontos,no curso de Engenharia Elétrica.
Quando o pai, o servidor público Roberto Verdin, ligou dando a notícia, foi uma surpresa enorme. “Não esperava de forma alguma. Sabia pelo gabarito que saiu de química e matemática que tinha ido até bem, mas redação não dá para saber”, afirmou. Além da Ufes, Pedro foi ainda o segundo lugar geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Passou também na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Campinas (Unicamp). Não vai entrar em nenhuma. O adolescente vai abrir mão das vagas para correr atrás de um sonho antigo: fazer o ensino superior no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). “Vou estudar para o vestibular do fim do ano. Não vou me matricular, porque não vou ficar. Não quero tirar a vaga de alguém”, diz, firme.
Mais cotistas
Dos 12.870 que passaram para a segunda etapa do vestibular, 3.770 foram aprovados. Este ano, chamou a atenção o crescimento do número de cotistas aprovados. Foram 1.789, quase 48% do total. No ano passado, eles foram 1.581 e 985 no VestUfes 2012. Do total, sobraram 392 vagas que ainda podem ser preenchidas com o remanejamento que acontece até o dia 6 de março.
Para tentar novamente uma vaga, os estudantes deverão escolher um curso que tenha as mesmas provas discursivas que ele realizou na segunda etapa do vestibular. A solicitação para concorrer as vagas remanescentes é feita no site da Comissão Coordenadora de Vestibular (CVV), por meio do preenchimento do formulário.
CCA-UFES
No Campus de Alegre da UFES (Centro de Ciências Agrárias) foram ofeceridas vagas nos cursos de Agronomia, Ciência da computação, Ciências biológicas (bacharelado), Ciências biológicas (licenciatura), Engenharia de alimentos, Engenharia florestal, Engenharia madeireira, Engenharia química, Farmácia, Física (licenciatura), Geologia, Matemática (licenciatura), Medicina veterinária, Nutrição, Química (licenciatura), Sistemas de informação e Zootecnia. As aulas estão previstas para terem início dia 01 de abril.
Com informações de gazetaonline.com.br