Madrugada FAMA 

Assassinatos aumentam 15% nos primeiros meses de 2014
Publicado em 2014-03-19 12:07:24



O ano de 2014 começou violento no Espírito Santo. Nos dois primeiros meses houve um aumento de 15% nos casos de homicídios, se comparado com o mesmo período do ano passado. Para o Secretário de Segurança do Estado, André Garcia, esse número não era esperado, mas ainda é cedo para falar em um aumento da criminalidade no ano.
 
“Em dois meses não é possível dizer ainda como será o resto do ano. Nós esperamos que 2014 seja o quinto ano consecutivo de queda no número de homicídios”, afirma. 
 
No mês de janeiro de 2014 foram registrados no Estado 169 mortes por assassinato. No mesmo mês do ano anterior foram 142. No mês de fevereiro também houve aumento: 140 em 2013 contra 144 no ano seguinte. 
 
André Garcia explica que, no início do ano, o tipo de crime que predomina são os crimes de proximidade. “Nessa época temos mais mortes por intolerância, vingança pessoal e crimes passionais, o que tem contribuído para o aumento dos indicadores de violência”, diz.
 
Dos cinco municípios onde mais houveram assassinatos, quatro ficam na região da Grande Vitória. São eles (por ordem decrescente): Serra (68), Cariacica (53), Vila Velha (46) e Vitória (26). Em quinto lugar está o município de São Mateus, com 12 assassinatos registrados desde o início do ano.
 
No entanto, quando analisados o número de assassinatos em proporção à quantidade de habitantes, são os municípios do Norte que aparecem no topo. São Domingos do Norte, Pinheiros, Ibiraçu e Sooretama aparecem como os municípios mais violentos, considerando o número de mortes para cada 100.000 habitantes.
 
O Secretário de Segurança admite que o Norte do Estado é uma região que merece atenção especial, e que a polícia está dando o suporte necessário para reverter a situação. “Há uma preocupação com os municípios no Norte. Por isso nós estamos realizando diversas ações como apreensão de armas, prisão de homicidas e  cumprimento de mandados de prisão para reverter essa tendência”, diz o secretário.
 
Mês de março violento
 
O carnaval, nos primeiro dias do mês de março, foi também marcado pela violência. No Estado ocorreram 31 assassinatos, seis deles em tradicionais locais de folia, como Piúma e Anchieta. O secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, aponta como causa dos crimes a intolerância de pessoas que saem “armadas para se divertir”. Na ocasião do balanço feito pela Secretaria de Segurança Pública do Estado ele pediu que o Exército faça o trabalho de fiscalizar a entrada de armas nos limites do Estado. 
 
Fonte: gazetaonline.com.br


<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br