Madrugada FAMA 

Caparaó Jr participa de Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu, MG
Publicado em 2014-03-21 13:35:58



Com o objetivo de divulgar novas pesquisas e informações sobre cultivo, beneficiamento, qualidade e comercialização de café, além de apresentar novidades sobre mercado, tecnologia e marketing no setor cafeeiro, a Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM) realiza, já há 18 anos, o Simpósio Sobre Cafeicultura de Montanha. A 18ª edição do evento, que teve início nesta quarta-feira, dia 19, conta com a presença de representantes da Caparaó Jr – Empresa Júnior do curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do Ifes (Campus de Alegre), produtores rurais e professores, que participarão das palestras e mini-cursos, além de discussões a respeito da qualidade do café e novas técnicas de produção. De acordo com o aluno Mayk Henrique Souza, presidente da Caparaó Jr, a importância da participação nestes eventos se faz pela aquisição de conhecimento e pela possibilidade de ampliação da rede de relacionamentos e do aprendizado, através do contato com outros técnicos, produtores e profissionais da área. “Levando os produtores que são nossos clientes para participar do Simpósio, nós podemos mostar, na prática, muitas ações que eles só conhecem na teoria, além de colocá-los em contato com novas tecnologias”, completa Mayk. O evento vai até esta sexta-feira, dia 21, quando haverá um dia de campo no Centro Experimental da Heringer, em Martins Soares (MG).

Caparao Jr Participa de Simpósio de Café

Simpósio

Focado na melhoria constante da qualidade e da produtividade da cafeicultura de montanha, o Simpósio de Cafeicultura de Montanha se consolidou como pólo disseminador de negócios, informações e novidades para o setor cafeeiro da região das Matas de Minas. Planejado para o mês de Março, ele é responsável por preparar o setor para a safra cafeeira. Além disso, possibilita aos produtores e técnicos acesso a informações sobre o mercado, palestras com especialistas, resultados de pesquisas com novas variedades de cafeeiro, participação em mini-cursos, estabelecimento de parcerias comerciais e a realização de novos negócios.

A principal característica do café na região, que impacta fortemente no custo de produção, é o terreno montanhoso em que é cultivado. Se por um lado, isso oferece atrativos de aroma e sabor diferenciados, o processo de plantio e colheita é praticamente todo manual. O resultado é uma cafeicultura com forte apelo social. É o segmento que mais emprega e distribui renda na região.Outra característica marcante é divisão fundiária que aconteceu naturalmente nas Matas de Minas. A produção de café é realizada em pequenas propriedades da agricultura familiar. As áreas são resultados da divisão natural ao longo dos anos entre os grandes cafeicultores e seus herdeiros. Por estas e outras características, este é um cenário muito semelhante a toda região do Caparaó, onde está o foco de atuação da Caparaó Jr. Desta forma, a participação no evento pode proporcionar uma evolução cultural no trato da lavoura e no comportamento do mercado, agregando valor ao café.

O Simpósio de Cafeicultura de Montanha é realizado com apoio de importantes instituições na área de desenvolvimento e governo, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Governo Federal, Prefeitura de Manhuaçu, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Emater-MG, Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (FAEMG) e o SEBRAE-MG.

Caparaó Jr

A Caparaó Jr é uma empresa formada por alunos do Curso Superior Tecnologia em Cafeicultura do IFES (Campus de Alegre), com orientação dos professores e servidores técnicos administrativos, e que tem como atividade principal a prestação de serviços de agronomia e consultorias a atividades agrícolas voltadas para a cafeicultura. Fundada em maio de 2010, ela atende a mais de 700 produtores rurais da região do Caparaó e de seu entorno, tendo como parceiros associações de produtores e prefeituras, além da empresa Samarco Mineração, com quem desenvolve um programa desde 2009. Atualmente sua área de atuação compreende 6 municípios do Espírito Santo e 6 de Minas Gerais.

Sua operação está pautada pela combinação da qualidade nos serviços prestados e o baixo custo para executá-los. Ao mesmo tempo em que configura uma oportunidade de aprendizagem para os alunos, lhes proporciona experiência profissional supervisionada por orientadores, facilitando-lhes a inserção no mercado de trabalho após conclusão do curso. Entre seus objetivos destaca-se a ampliação da qualidade da formação humana e profissional dos alunos, a integração do ambiente acadêmico com as comunidades e a contribuição para a melhoria da cafeicultura na região.

Caparaó Jr
caparaojr@gmail.com
(28) 3552-8131 (Ramal 292)
(28) 99940-0719.
www.caparaojr.com




<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br