Forrogode 

Mateusão é preso e tinha até bar em Minas
Publicado em 2014-03-28 11:32:10




 

Após sete meses foragido, o ex-prefeito de Pedro Canário e de Conceição da Barra Mateus Vasconcelos, o Mateusão, voltou para a cadeia. Uma denúncia anônima levou a Polícia Civil de Minas Gerais a encontrá-lo nesta quinta-feira (27) caminhando tranquilamente nas ruas de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte.
 
De acordo com o delegado Wilson de Oliveira, da 3ª Delegacia de Santa Luzia, Mateusão possuía um bar na cidade e, no momento da prisão, estava perto da delegacia. “Ele tinha um estabelecimento, um bar, um ‘secos e molhados’, no mesmo bairro da delegacia. A gente não sabe há quanto tempo. Tão logo chegamos, prendemos”, conta o delegado.
 
Ao ser preso, o ex-prefeito informou aos policiais que morava com a família em um bairro de classe média alta de Belo Horizonte. “Ele nos disse que morava no Jardim Leblon com familiares, com a esposa, contou que veio para cá para ficar perto das filhas”, informou Oliveira.
 
Mateusão foi levado para o presídio de Santa Luzia, que é de segurança média. É lá que ele ficará até ser transferido. O delegado Danilo Bahiense, da Superintendência de Polícia Prisional do Espírito Santo, informou que assim que as equipes do Estado forem autorizadas pela Justiça mineira, o ex-prefeito voltará para terras capixabas. 
 
“Mateusão ficará recluso até que nossas equipes estejam autorizadas a buscá-lo em Minas Gerais, o que deve acontecer no sábado ou na segunda-feira”, explicou Bahiense.
 
A reportagem não conseguiu contato com a defesa do ex-prefeito. Uma filha dele, Vitória Vasconcelos, disse apenas não saber nada sobre a prisão.
 
Além de ex-prefeito, Mateusão também é ex-deputado estadual. Ele foi preso em junho do ano passado em São Mateus após ser condenado pela Justiça Federal por fraude de fiscalização tributária. Segundo as investigações, Mateusão causou um prejuízo de mais de R$ 640 mil aos cofres públicos, entre 1997 e 2001. 
 
O ex-prefeito, no entanto, fugiu da Penitenciária Regional de Linhares, onde cumpria regime semiaberto, no dia 30 de agosto de 2013. Mateusão tinha o direito de sair da cadeia diariamente para trabalhar em uma empresa da cidade. Naquele dia, no entanto, ele saiu às 6h30 da manhã e não chegou ao trabalho.
 
Reincidente
 
Essa não foi a primeira fuga do ex-prefeito. Quando foi preso, em junho do ano passado, ele já estava foragido há mais de 100 dias. Na ocasião, ele foi preso ao chegar a uma casa onde assistiria a um jogo da Seleção Brasileira pela Copa das Confederações.
 
A primeira prisão foi motivada pelo recebimento irregular de diárias da Assembleia Legislativa, uma condenação da Justiça Estadual. Já a segunda foi devido à condenação federal por fraude tributária. (Com colaboração de Eduardo Fachetti e Fiorella Gomes)
 
Entenda
 
Trajetória de Mateusão
 
2007 - Denúncias
Mateus Vasconcelos, o Mateusão, foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por receber R$ 35.148 em diárias irregulares da Assembleia. Já o Ministério Público Federal o denunciou por fraudar o Fisco. 
 
2008 - Eleição e sentenças
Mateusão foi eleito prefeito de Pedro Canário. Ele foi condenado a 5 anos e 10 meses de prisão em dois casos distintos, no regime semiaberto: pela 2ª Vara Criminal de Vitória, no caso das diárias, e pela Justiça Federal, por fraudar o Fisco. 
 
2010 - Cassação
Ele teve o mandato de prefeito cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral. 
 
2012 - Prisão
Foi preso em janeiro para cumprir a pena imposta pela Justiça Federal, mas conseguiu um recurso e foi solto em 21 de maio. 
 
2013 - Nova prisão
Com a prisão determinada pela Justiça Estadual, em março, e pela Justiça Federal, em maio, para cumprir pena, Mateusão ficou foragido 111 dias. Ele foi preso em junho, em São Mateus. Em agosto, foi trabalhar de recepcionista em uma fábrica de blocos. No quinto dia de trabalho deixou a Penitenciária Regional de Linhares
às 6h30 e não apareceu mais.


<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br