Bom dia FAMA 

Energéticos podem desencadear arritmia cardíaca em jovens
Publicado em 2014-04-23 13:27:56



O consumo de bebidas estimulantes, como energéticos e refrigerantes, e a prática de exercícios intensos podem ser gatilhos para arritmias cardíacas em jovens, como a que matou Gustavo Castanheira, de 17 anos, irmão do cantor de funk ostentação MC Gui.
 
Mas, segundo o cardiologista Melchior Luiz Lima, isso só acontece em quem já tem algum problema cardíaco, mesmo que sem qualquer sintoma. “Qualquer bebida estimulante pode deflagrar a arritmia. Mas é só um empurrãozinho para quem já tinha um problema prestes a acontecer. Não existe prova científica de que o energético por si seja capaz de causar doenças”, explica.
 
Gustavo foi enterrado ontem, em São Paulo. Ele passou mal durante um churrasco. Segundo a família, ele teria tomado muito energético na noite da morte. Para o Melchior, casos como o de Gustavo geralmente estão ligados a doenças genéticas ou má-formação cardíaca.
 
“Qualquer pessoa pode nascer com uma doença no coração que pode se manifestar de imediato ou tardiamente, até uma criança. Existem doenças que ficam latentes, escondidas. A pessoa não tem nenhum sintoma e exames normais não conseguem detectá-las”, diz
 
A solução, diz o médico, é fazer avaliações cardíacas desde a infância.
 
Cuide do seu coração!
 
Entenda a diferença
 
Infarto
É a morte do músculo do coração, geralmente quando há um entupimento das veias ou artérias.
 
Arritmia cardíaca
É uma desorganização elétrica do coração, que altera os batimentos.
 
O que causa
 
Genética
Na maioria dos casos, a pessoa já nasce com problema no coração, mesmo que ela não tenha qualquer sintoma.
 
Gatilhos
Bebidas estimulantes - energéticos, refrigerantes ou cafés - e exercícios físicos intensos ou diferentes do que a pessoa está acostumada podem desencadear o problema já existente.
 
Como evitar
 
Exames
A única forma é fazer avaliações cardíacas regularmente, mesmo sem qualquer sintoma ou histórico familiar, já que exames normais não detectam os problemas.
 
Quando
Logo depois dos nascimento - até os 2 anos de idade ; na fase escolar, entre 4 e 6 anos; na adolescência; no início da fase adulta. Também é recomendado fazer uma avaliação sempre que for iniciar uma atividade física diferente da que 
está habituado
 


<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br