Madrugada FAMA 

Prepare-se para o concurso de agente da Polícia Federal
Publicado em 2014-07-15 11:12:20



Os interessados em participar do concurso da Polícia Federal (PF) devem ficar atentos, pois nos próximos dias deve ser escolhida a banca que ficará responsável pela seleção. O certame contará com 600 vagas de agente, que exige o nível superior. A expectativa é de que o edital seja divulgado ainda este mês. 
 
 
O salário inicial é de R$ 7.887,33, mas terá um reajuste que passará a seer de R$ 9.075,2, com jornada de 40 horas semanais.
 
 
A aplicação das provas está prevista para ocorrer em setembro, com início da convocação dos aprovados no começo de 2015.
 
O último concurso ocorreu em 2012 e foi realizado pelo Cespe. Na época, a primeira fase contou com provas objetivas, exames discursivos, testes de aptidão física e avaliações médica e psicológica. Na segunda, os candidatos foram submetidos a um curso de formação profissional. O conteúdo programático contou com temas sobre língua portuguesa, noções de informática, atualidades, raciocínio lógico, noções de administração, noções de economia, noções de contabilidade, noções de direito penal, noções de direito processual penal, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e legislação específica.
 
A professora do site Gabarita Português, Lilian Furtado, lembra que a prova da PF exige muita atenção do candidato e também muita experiência em provas de concursos. É uma prova que apresenta muitas "pegadinhas" e que exige do candidato, além do conhecimento das regras de Língua Portuguesa, muita experiência ao resolver as questões. “O candidato precisa ter um roteiro de estudo. O ideal é começar com os assuntos básicos mais cobrados em prova como crase, regência, concordância verbal e nominal, pontuação, flexão verbal e coesão”, disse.
 
Algumas dicas
 
Raciocínio Lógico
O professor Vinícius Werneck, do site Questões de Concursos, diz que para o candidato ter um bom rendimento precisa dar atenção especial a questões de equivalências e deduções, a banca ainda não foi definida, mas estes tipos de questões costumam ser sempre abordadas. Deve também ficar atento para os enunciados, que muitas vezes trazem várias proposições em raciocínio lógico. Alguns tópicos específicos da matéria devem ser estudados com muita atenção, como as que envolvem condicionais e bicondicionais, pois geralmente são cobradas independente da banca examinadora. Portanto, o candidato deve resolver ao máximo questões de provas antigas semelhantes, pois assim ele vai se sentir seguro e confiante, quesito muito importante para se obter um bom resultado nas provas daPolícia Federal. Fazendo um paralelo desde o último concurso realizado pela PF, pouco ou nada deve mudar no conteúdo cobrado em relação ao edital anterior, somente devemos ficar na expectativa na escolha da banca examinadora, para sabermos como abordar melhor os estudos em relação a mesma.
 
 
Processo Penal
A professora Estefânia Rocha, do site Agora Eu Passo, orienta que o candidato fique atento as provas anteriores da Policia Federal foram realizadas pela banca Cespe/UnB, e sem sombra de duvidas, merece destaque o estilo, peculiar da banca Cespe, que realiza um exame mais seletivo, extraindo do candidato o conhecimento do texto de lei, doutrina, sumulas e jurisprudência. As questões abordadas são aprofundadas, exigindo-se dos candidatos maior concentração e preparo na analise dos temas abordados nos enunciados. Em se tratando do conteúdo programático Processo Penal, temos entre os temas mais relevantes os seguintes: Inquérito Policial, Teoria geral das provas, Provas em espécie e Prisões - destaco as alterações introduzidas pela Lei 12.403/11.
 
Direito Penal
Emerson Castelo Branco, professor do Agora Eu Passo, afirma que na disciplina Direito Penal, os assuntos mais relevantes são culpabilidade, concurso de agentes, crimes contra a pessoa, crimes contra o patrimônio e crimes contra a Administração Pública. Como a prova da Polícia Federal normalmente é elaborada pelo Cespe, o candidato deve estar atento para as decisões recentes dos tribunais superiores e resolver o máximo de questões passadas elaboradas pela banca.


<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br