Bom dia FAMA 

Previsão é de chuva nesta quarta-feira à noite em algumas áreas do Estado
Publicado em 2015-02-03 13:26:21




 

 
A partir de amanhã à noite estão sendo aguardadas pancadas de chuva em algumas regiões do Estado. De acordo com o meteorologista do Incaper, Ivaniel Foro Maia, elas devem cair nas regiões Sul, Serrana e Noroeste do Estado.
 
A expectativa é de que chova pouco até sexta-feira. No total dos três dias, a previsão é de que caía cerca de 150 milímetros de água. Mas o meteorologista adianta que este total não será suficiente para reverter a grave situação enfrentada pelos rios que garantem o abastecimento no Estado. “Vai chover, mas não podemos garantir que um ou dois eventos de chuva sejam suficientes para voltar à normalidade”, disse Maia.
 
Neste momento, destacou o meteorologista, a beneficiada deve ser a agricultura. Toda chuva que cai, será captada pela planta. Não haverá volume de água suficiente para mudar o cenário de escassez de água nos rios”, ponderou, observando ainda que, em decorrência do alto calor, a pouca água que cair no solo tende a evaporar mais rapidamente.
 
Outro ponto importante, lembra ele, é que com pouca chuva fica mais difícil armazenar água no subsolo, o que ajuda também a abastecer os rios.
 
A expectativa, segundo Maia, é de que o Estado vá ainda enfrentar, durante todo o ano de 2015, um cenário de escassez hídrica muito forte. O período chuvoso, iniciado em outubro do ano passado, se encerra no próximo mês de março, praticamente sem chuva.
 
O Estado então entra no período seco, que vai de abril a setembro de 2015, quando tradicionalmente não há chuva. “O cenário para o futuro não é muito animador”, disse Maia, destacando a importância da população continuar mantendo hábitos de uso racional da água.
 
O mês de janeiro, segundo dados do Incaper, foi considerado o mais seco e o mais quente em vitória desde 1924.
 
No campo
 
“Vai chover, mas não o suficiente para mudar o cenário de escassez e de déficit hídrico dos rios. Neste momento a área beneficiada será a agricultura.” (Ivaniel Foro Maia, Meteorologista do Incaper) 
 
Onde pode chover
 
Chuva
Expectativa
A expectativa, segundo o Incaper é de que comece a chover a partir da noite de amanhã, até a próxima sexta-feira.
 
Locais
Regiões com chuva
Previsões são para regiões Sul, Serrana e Noroeste.
 
Volume
Comparativo
Está sendo aguardado um volume pequeno de chuva, em torno de 150 milímetros, nos três dias. Em uma situação normal, no mês de janeiro choveria o equivalente a 220 milímetros.


<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br