Madrugada FAMA 

Empresários e contadores são detidos por envolvimento em fraude no setor cafeeiro em Alegre, Iúna e Ibitirama.
Publicado em 2019-04-17 11:38:14



 

Cinco pessoas foram presas e uma está foragida por envolvimento em um esquema de fraude fiscal no setor cafeeiro nas cidades de Iúna, Ibitirama e Alegre. As prisões aconteceram nesta terça-feira (16), durante a Operação Guaporé, deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado ( Gaeco-Central ), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar.

O objetivo da investigação é desarticular uma associação criminosa composta por empresários, “laranjas” e contadores, que atua prioritariamente no implemento de fraudes fiscais em empresas do setor cafeeiro localizadas nas cidade alvo da operação. Levantamento inicial da Sefaz indica que as fraudes tributárias devem ultrapassar os R$ 18 milhões.

De acordo com o MPES, os empresários, com o auxílio direto dos contadores, promoveram a abertura de empresas “de fachada” em nome de pessoas que aparentavam serem proprietárias. Por meio dessas empresas, realizaram operações simuladas de compra e venda de café com a finalidade de aproveitar créditos inidôneos de ICMS, de suprimir o pagamento do imposto e de ocultar operações financeiras em contas bancárias abertas em nome dos “laranjas”. Os nomes dos investigados e das empresas não foram divulgados pelo MPES.

Fonte :aquinoticias.com



<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br