Ligação Total 

Doença que atinge Isabel Fillardis pode estar ligada a estresse
Publicado em 2014-05-08 15:19:24



Placas avermelhadas na pele, principalmente nos braços e pernas, que provocam muita coceira. Esse é o principal sintoma de uma doença inflamatória ainda pouco conhecida, mas que atinge 4 milhões de brasileiros: o líquen plano.
 
Esse nome difícil ganhou notoriedade após a atriz Isabel Fillardis contar, em entrevista à revista Contigo!, que sofre do problema há sete anos. Tudo começou quando ela percebeu diferenças de pigmentação na pele, que foi ficando mais escura. O diagnóstico só veio três anos depois.
 
“Foi um período de sombras, muito amargo. As pessoas me olhavam e cochichavam. Chegaram a ligar perguntando se era câncer”, contou. Ela preferiu esconder a doença que, para ela, teve causa emocional. “A minha doença era a dor que estava saindo. Mas como você vai explicar isso para as pessoas? O mundo em que eu vivo e trabalho é cruel, artificial e superficial”, afirma.
 
A dermatologista Lívia Lourega explica que a doença pode aparecer em momentos de muito estresse, mas que há também alguns medicamentos, como diuréticos, antibióticos e remédios para convulsões que desencadeiam o problema. 
 
“Normalmente, não há uma causa específica. Não é uma doença grave, mas incomoda muito pela coceira. Além disso, esteticamente, pode trazer muitas repercussões na vida da pessoa”, afirma.
 
A médica explica que, de 30% a 70% dos casos de líquen plano, podem atingir mucosas, como da boca e genital. Em alguns casos raros - em torno de 0,5% - as lesões na mucosa podem virar câncer.
 
A doença não tem cura. Em alguns casos, os sintomas podem sumir espontaneamente. Nos outros, remédios ajudam a controlar o problema. “O tratamento é feito com corticoide local, através de pomadas ou, se a placa estiver muito grossa, com injeção diretamente na lesão. Também usamos antialérgicos, xarope ou comprimido, para a coceira”, explica Lívia.
 
Para a dermatologista, é importante fazer o diagnóstico precoce. “Nem toda placa que coça é líquen plano, por isso é importante ir a um especialista”, diz.
 
Líquen plano
 
O que é
Uma doença inflamatória de pele. Nem sempre há uma causa específica, mas ela pode estar ligada a momentos de grandes estresse, ao uso de alguns medicamentos e ao vírus da hepatite.
 
Sintomas
Lesões elevadas na pele, como se fossem placas, avermelhadas ou violáceas (cor entre vermelho e castanho). Atingem principalmente braços e pernas, mas também podem afetar o tronco e até mucosas da boca e genitais.
 
Tratamento
Não há cura, mas a doença pode ser controlada com remédios que evitam o aparecimento dos sintomas.


<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br