Frequência Máxima 

Fifa vira dona da palavra "Pagode" e outros 200 termos até o fim do ano
Publicado em 2014-05-22 13:29:52




 

A Fifa não quer saber apenas de organizar a Copa do Mundo no Brasil. A entidade que comanda o futebol mundial aproveitou a Lei da Copa para registrar quase 200 nomes e figuras. A informação é da colunista Flávia Oliveira, do jornal O Globo e foi confirmada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que explicou que o nome "Pagode" passa a ser de uso exclusivo da Fifa até o fim de 2014. Além de "Pagode", outro termo que pertencem à Fifa até o fim do ano e criou polêmica foi a palavra "Natal 2014".
 
O estilo musical foi requisitado por intitular a fonte tipográfica da marca da Copa, enquanto Natal entrou na lista de pedidos devido a capital do Rio Grande do Norte, uma das 12 sedes do Mundial. Com a aprovação do governo federal, a entidade garante que ninguém além de si mesmo e dos patrocinadores poderão utilizar as expressões e imagens com fins comerciais.
 
O INPI confirmou que a palavra virou uso exclusivo da Fifa em função da Lei Geral da Copa, válida até 31 de dezembro deste ano. "A Fifa pediu a marca Pagode para proteger uma fonte de impressão, como a Times New Roman ou a Arial", explicou Silvia Rodrigues de Freitas, diretora substituta de marcas do INPI. "A Lei Geral da Copa garante à Fifa que qualquer marca registrada é automaticamente reconhecida como alto renome, sem passar pelos critérios de reconhecimento que é um processo longo e complexo", acrescentou Silvia.
 
Para se defender, a Fifa afirma que os pedidos ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) são uma maneira de garantir os seus direitos e todas as outras marcas que dão apoio ao torneio.


<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br