Voz do Brasil 

I Simpósio de Cafeicultura do Caparaó - está chegando a hora
Publicado em 2015-10-14 09:42:21



 
Há exatos 12 meses, a Caparaó Jr. e o IFES - Campus de Alegre, realizavam no Parque Nacional do Caparaó, divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, a 4ª edição do Encontro de Cafeicultores do IFES. O evento promoveu, entre outras coisas, uma ampla discussão sobre os benefícios e a importância da Indicação Geográfica para a Cafeicultura na região do Caparaó Capixaba e Mineiro, e reuniu cerca de 500 produtores, autoridades, estudantes, pesquisadores e docentes. 
 
Em 2015, o evento evoluiu. Além da quinta edição do Encontro de Cafeicultores, este ano será realizado o I Simpósio de Cafeicultura do Caparaó, com o tema "Produção e Comércio de Cafés Especiais". Os três dias do evento, este ano realizado na sede do IFES - Campus de Alegre (ES), no distrito de Rive, conta com programação variada. 
 
De acordo com João Batista Pavesi, professor do IFES e orientador da Caparaó Jr., o evento vista contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do café da região. "Esperamos atingir um público de 600 cafeicultores, que poderão se integrar com os diversos atores da cadeia produtiva do produto", destaca o professor. Além da programação de minicursos e palestras, o evento contará com uma rodada de negócios e mesa de cupping com participação de 20 amostras de cafés especiais. E mais uma novidade pretende incrementar o encontro esse ano. Haverá uma cafeteria durante todo o evento, servindo o melhor dos cafés do Caparaó, permitindo demonstrar in loco a qualidade tão premiada do produto.
 
Avanços no processo produtivo - Para Yago Ricardo, presidente da Caparaó Jr., o evento avançou no sentido de também ser acessível para o público em geral. "Esperamos a participação de aproximadamente mil pessoas, entre produtores, microempreendedores individuais, servidores públicos envolvidos com ensino técnico e pesquisa, entre outros. Este ano queremos oportunizar o conhecimento de novos produtos e processos mais modernos na produção, colheita, pós-colheita, armazenamento e comercialização do café, além de práticas de conservação de recursos naturais", destaca Yago.  
 
O evento é realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – campus de Alegre e Caparaó Jr. – Empresa Júnior do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do IFES campus de Alegre, contando com o apoio de diversos parceiros, como a Samarco Mineração, IF Sul de Minas – campus Muzambinho, Sebrae, Incaper, Labominas, UFLA, Sofá Café, CNPq, Quimiplan, Embrapa, Cafesul, CCA Ufes, Moccato e Faf Coffees.
 
Serão três dias de capacitação, treinamentos, discussões e negócios com cafés especiais. "Há três anos estamos conquistando mercados aqui no Brasil e também no exterior e muitos de nós ainda não sabíamos que a região do Caparaó, em Minas e no Espírito Santo, está com tudo", comenta o professor Pavesi. Os produtores, toda a cadeia produtiva e a economia regional dependem de melhor organização do setor. 
 
Sobre a Caparaó Jr.  - A Caparaó Jr. é uma empresa Júnior formada por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, com orientação de professores e servidores técnicos administrativos, tendo como atividade principal a prestação de serviços de agronomia e consultoria a atividades agrícolas voltadas para a cafeicultura. Fundada em abril de 2010, ela hoje atende mais de 1000 produtores rurais da região do Caparaó e de seu entorno, tendo como parceiros associações e prefeituras, além da empresa Samarco Mineração, com quem desenvolve um programa desde 2009. 
 
Serviço:
I Simpósio de Cafeicultura do Caparaó
Data: 15 a 17/10/2014
Local: IFES - Campus de Alegre
Distrito de Rive - Alegre – ES
Informações: (28) 99994-0719 / (28) 3552-8131 (Ramal 292)
www.caparaojr.com
www.caparaójr.com/simposiodecafeicultura


<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br