Domingão da FAMA 

Aplicativo vai ajudar na segurança de alunos e professores na Ufes
Publicado em 2017-04-17 10:13:51




 

Aplicativo vai ajudar na segurança de alunos e professores na Ufes
 
 
Um aplicativo promete monitorar e ajudar a intensificar a segurança de alunos e professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) evitando que assaltos ocorram. Mesmo com a novidade, os estudantes, principalmente os do turno noturno, não acreditam que o “Alerta UFES” será eficaz .
 
No começo deste mês, a pró-reitora de Administração da Ufes anunciou que precisaria economizar 50% do orçamento anual. Entre os serviços que sofreriam cortes estavam o de segurança e o de jardinagem. São mais de 23 mil alunos que estudam nos quatro campis da universidade. Só no Campus Goiabeiras, em Vitória, estão 14 mil deles.
 
Segundo a universidade, o aplicativo “Alerta UFES” foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), é gratuito e está disponível apenas para os celulares com sistema Android. A ferramenta estará em fase de teste durante este mês e deve sofrer alguns ajustes. A espectativa é que em breve esteja disponível também para o sistema iOS.
 
Renato Schwab, prefeito universitário da Ufes, contou que servidores e alunos poderão baixar o aplicativo e emitir um sinal de alerta quando preciso. O alerta será enviado do celular da pessoa que está pedindo porajuda para a Central de Segurança da universidade.
 
Com base na localização, a câmera de monitoramento será posicionada, o operador visualiza a imagem e toma a decisão do que será feito. “É uma ferramenta a mais que teremos à disposição com foco na segurança”, disse.
 
De acordo com a Ufes, o atendente do chamado pode enviar mensagem de texto para quem deu o alerta, entrar em contato por telefone para saber o que está acontecendo ou enviar vigilantes para o local onde a pessoa está.
 
Para baixar a nova ferramenta tecnológica é preciso acessar a Play Store (loja de aplicativos) do celular, realizar o download e utilizar o login único - que professores, técnicos administrativos e estudantes da Ufes possuem -, e informar telefone e senha. Depois do primeiro acesso os dados ficam registrados no aplicativo.
 
Um exemplo da insegurança enfrentada pelos alunos aconteceu no início de março. Duas jovens foram assaltadas e trancadas dentro de uma sala aula, no prédio de Desenho Industrial, no Cemuni IV da UFES. O crime aconteceu na manhã do dia 10. Uma das alunas iria apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a outra era convidada.
 
Os suspeitos levaram uma bolsa da aluna, documentos, celular e um notebook. A acompanhante também teve o celular roubado. Além desses itens, outro notebook que era da Ufes foi levado. A ação aconteceu enquanto o orientador da aluna havia saído da sala para imprimir uma ata. Quando voltou, as jovens estavam trancadas na sala.
 
Como funciona
 
Instalação
 
O aplicativo “Alerta UFES” é gratuito e está disponível apenas para o sistema Android, na Play Store.
 
Autenticar
 
Para funcionar o usuário deve informar o login único, senha e número de telefone. O procedimento é feito uma única vez
 
Localização
 
A ferramenta envia um alerta do celular da pessoa que está pedindo ajuda para a Central de Segurança da universidade. 
 
Decisão
 
O operador das câmeras visualiza a imagem e toma a decisão do procedimento a ser feito
 
 
Fonte: gazetaonline.com.br


<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

Feliz Natal

Feliz Dia Dos Namorados...

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br