Madrugada FAMA 

Número de homicídios cresce 137% no semestre em Cachoeiro
Publicado em 2018-08-14 09:10:58



Cachoeiro de Itapemirim é a cidade do Sul do Espírito Santo onde mais ocorreram homicídios no primeiro semestre deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento da violência é de aproximadamente 137%.

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública levantados pelo AQUINOTICIAS.COM revelam que de janeiro a junho deste ano, 26 pessoas foram assassinadas. Em 2017, no mesmo período foram 11 mortes.

Em todo o ano de 2017 foram registradas pela Polícia Civil 31 mortes. Esse número está perto de ser ultrapassado, pois no total, ocorreram 29 homicídios até o dia 31 de julho deste ano.

Em nota, a Polícia Militar informou que o município de Cachoeiro fechou o ano de 2017 com uma redução de 29% no número de homicídios dolosos em relação a 2016. A PM ressaltou que no ano de 2018, especificamente nos meses de abril e junho, diversos crimes praticados por grupos criminosos contra vítimas com passagens criminais impactaram fortemente o aumento dos índices percentuais de homicídios no município.

“Após a adoção de uma estratégia conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, os membros desses grupos foram presos, o que ocasionou o retorno ao patamar de normalidade. Ações preventivas, repressivas e integradas com outras instituições vão continuar a ser adotadas, a fim de evitar que esses crimes ocorram”, disse a nota da PM.

A Polícia Militar esclareceu que até o momento, no ano de 2018, já realizou cerca de 3 mil operações na cidade (média de 13 operações por dia), dentre fiscalização de veículos em geral, operações na zona rural e operações de inquietação contra homicidas. “Como resultado das ações, os policiais militares detiveram 937 pessoas, capturaram 102 foragidos, recuperaram 110 veículos roubados, apreenderam 68 armas de fogo e mais de 20 mil unidades de entorpecentes diversos”, destaca a nota.

Ranking dos homicídios

No Sul do estado, o levantamento aponta redução tímida de aproximadamente 3% no número de assassinatos no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho de 2017 ocorreram 65 execuções contra 63, no mesmo período de 2018.

No Litoral Sul, a cidade mais violenta no comparativo do primeiro semestre de 2017 com 2018 é a cidade de Itapemirim, com sete homicídios no ano passado e cinco este ano. Redução de aproximadamente 30%.

Já no Caparaó, a cidade com maior número de homicídios é Ibatiba. Foram seis em 2017 contra quatro este ano. Redução de aproximadamente 35%.

Cidades sem homicídios

Entre as cidades que não registraram homicídios no primeiro semestre deste ano na região Sul estão Conceição do Castelo, Piúma, Iconha, Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Muqui e Divino de São Lourenço.

O que diz a Sesp

“Esse período tivemos resultados que mostram que estamos no caminho certo. Foi o período com menos homicídios desde 1996. E em 1996 a população era de 2,8 milhões. Agora, é de 4 milhões. Isso nos mostra que a integração das polícias Civil e Militar, dos esforços dos poderes Executivo Estadual e Municipal e Judiciário, e também do Ministério Público fortalece as nossas ações. No mês de julho não tivemos registro de homicídios em 60 municípios do Espírito Santo. Continuamos dedicados ao trabalho para reduzir ainda mais os índices, como aí no Sul do Estado”, disse o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Nilton Rodrigues.

Assassinatos por cidade

                                                                2017      2018     

Cachoeiro de Itapemirim                        11           26

Itapemirim                                              7             5

Ibatiba                                                    6             4

Muniz Freire                                           4             3

Anchieta                                                 3             4

Castelo                                                   0             3

Brejetuba                                               1             3

Iúna                                                       5             2

Rio Novo do Sul                                    3             2

Venda Nova                                           2             2

Irupi                                                      0             2

Vargem Alta                                          3             1

Marataízes                                            6             1

Presidente Kennedy                              5             1

Mimoso do Sul                                     3             1

Jerônimo Monteiro                              1             1

Dores do Rio Preto                              1             1

Guaçuí                                                1             1

Conceição do Castelo                         1             0

Piúma                                                 2             0

Iconha                                                1             0

Alegre                                                 0             1

Atílio Vivácqua                                   0             1

*Dados da Sesp referentes aos primeiros semestres de 2017 e 2018. Cidades que não aparecem no levantamento não registraram assassinatos no período apurado.

Fonte: Aqui Noticias



<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br