Madrugada FAMA FM 

Nasce primeiro bebê atendido na nova maternidade do Hospital Infantil de Cachoeiro
Publicado em 2019-01-03 09:17:36



Foi realizado na tarde desta quarta-feira (2), o primeiro parto humanizado do novo serviço de maternidade do Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA) de Cachoeiro de Itapemirim.

A moradora de Jerônimo Monteiro, Jéssica Maria Garcia, de 27 anos, deu à luz a Maria Júlia, que veio ao mundo pesando 3.622 kg via parto cesariana.

O convênio, que foi firmado entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e o Hospital Infantil, passou a oferecer os atendimentos a partir desta quarta-feira (2).

Serviço

As grávidas de Muqui, Presidente Kennedy, Jerônimo Monteiro, Atílio Vivácqua, Vargem Alta e Cachoeiro de ltapemirim vão fazer o primeiro acompanhamento nos postos de saúde destas cidades. A equipe de enfermagem vai monitorar a gestação e todos os dados serão passados ao Hifa.

As gestantes com menos de 35 semanas devem procurar a maternidade de alto risco do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci). A partir das 35 semanas, as futuras mamães com risco habitual devem procurar o Hifa.

O novo serviço conta com 30 leitos, destes, 19 leitos em alojamento conjunto, quatro para enfermaria clínica, quatro para enfermaria cirúrgica e três para a sala de pré-parto. Segundo o superintendente do Hifa, Jailton Pedroso, o número de leitos é suficiente para atender os seis municípios conveniados ao hospital.

Humanização

Com estrutura moderna, o atendimento que antes era realizado pela Santa Casa de Misericórdia para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), conta com técnicas de humanização do parto.

De acordo com Rosely Freixo, médica coordenadora da maternidade, a técnica visa proporcionar mais conforto e segurança às gestantes e ao bebê com medidas normatizadas pela Rede Cegonha, do Governo Federal.

“A humanização é feita desde a entrada da gestante na unidade até a alta. No primeiro atendimento, é verificado o risco do parto. Em seguida, a mulher vai para a sala de pré-parto, onde relaxa e faz exercícios com equipamentos próprios para facilitar o parto normal. Caso a gestante precise fazer uma cesariana, o centro cirúrgico está preparado para estes partos. Também vamos trabalhar com a técnica ‘pele a pele’, onde a mãe amamenta o bebê no primeiro minuto de vida, além da escolha do acompanhante, que pode ficar ao lado da gestante em todos os processos”.

Outra novidade é que as gestantes farão o ‘teste do cotonete’ ainda no período do pré-natal para verificar bactérias anais e vaginais que possam trazer riscos à mãe e ao recém-nascido.

“Estou surpresa com a estrutura, a equipe super atenciosa. Me senti acolhida”, afirmou a Jéssica. A acompanhante, Mila Severo, classificou o atendimento como excelente. “ Estou emocionada em ter acompanhado o parto da Maria Júlia de perto, ótima estrutura e um atendimento excelente”.

 

Fonte: aquinoticias.com

 

 



<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br