Madrugada FAMA 

Ifes oferece mais de 400 vagas para curso superior gratuito na região Sul do ES
Publicado em 2019-01-22 13:07:47



Interessados fazer um curso de graduação no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) devem se inscrever para o primeiro processo seletivo do Sisu de 2019, que abriu inscrições ontem. As inscrições devem ser feitas pelo site: http://sisu.mec.gov.br.

Ao todo, são 1.798 vagas em 47 cursos, entre bacharelados, licenciaturas e cursos de tecnologia em todo o Espírito Santo. As inscrições se encerram no dia 25 de janeiro, sexta-feira. Só na região Sul serão oferecidas 432 vagas, em quatro campi.

Os cursos são gratuitos e as oportunidades são para os campos de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Piúma e Venda Nova do Imigrante.

Para ingresso nos cursos de graduação ofertados pelo Ifes é necessário que o candidato seja portador de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, e que tenha realizado o Enem 2018, incluindo a prova de redação deste exame, na qual deve ter obtido nota maior que zero.

O Sisu é o sistema informatizado gerenciado pelo MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo, levando em conta a nota no exame.

Reserva de vagas

Do total das vagas ofertadas, 50% são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. As vagas reservadas à inclusão social por sistema de cotas serão subdivididas da seguinte forma: metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita, e metade para estudantes de escolas públicas sem a necessidade de comprovação de renda.
Para ambas as ações, parte das vagas é reservada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e a outra parte das vagas será reservada para candidatos que se autodeclararem por outras etnias. Dentro de cada uma dessas categorias, parte das vagas será reservada a pessoas com deficiência.

Veja os cursos e vagas:

Campus de Alegre
Engenharia de Aquicultura – 40 vagas
Licenciatura em Ciências Biológicas – 40 vagas
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 40 vagas
Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura – 40 vagas

Campus Cachoeiro
Engenharia Mecânica – 32 vagas
Sistemas de Informação – 40 vagas
Licenciatura em Matemática – 40 vagas

Campus Ibatiba
Engenharia Ambiental – 40 vagas

Campus Piúma
Engenharia de Pesca – 40 vagas

Campus Venda Nova do Imigrante
Administração – 40 vagas
Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa – 40 vagas
Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos – 40 vagas

 

Fonte: Aquinoticias.com



<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br