
Para quem gosta de cerveja artesanal, tem vontade de produzir ou apenas aprecia a bebida, a Associação dos Cervejeiros do Caparaó está sendo criada para atender a esta e outras demandas. São aceitas filiações para produtores e apreciadores. A associação, que já conta com oito produtores, tem sede no município de Alegre.
De acordo com Dioener Pires, presidente da associação, a ideia surgiu para fortalecer os pequenos produtores. “A ideia surgiu com pessoas que fazem a cerveja bem artesanal mesmo, bem ‘panela’. É aquela pessoa que faz apenas 20, 30 litros de cerveja, apenas para consumo próprio. Percebemos que, se nos juntássemos, teríamos mais força”, explica.
Segundo o estatuto da associação, existem dois tipos de associados. O produtor tem acesso a cursos de produção de cerveja, participa de compras coletivas para sua produção, tem acesso a viagens e visitas a outras cervejarias. Já o apreciador, tem descontos nos produtos da associação, participa de sorteio com kits das cervejas dos associados, além de poder participar de cursos e viagens.
Mesmo com pouco tempo, a associação já participa das feiras do empreendedor de Alegre e possui eventos fechados. “No próximo dia 24, teremos o Caparaó Beer Fest, para conversarmos sobre a cultura cervejeira. Todos os associados levarão suas cervejas. Teremos convites limitados e os participantes ganharão uma taça, além de poder provar as cervejas que produzimos”, conta.
Mas não é só para eventos que a associação foi criada. O fortalecimento dos produtores é o principal foco dos participantes. “Temos uma ideia de, futuramente, termos uma cozinha coletiva para a produção das nossas cervejas. Isso irá possibilitar a difusão da cultura cervejeira e abrir novos caminhos para os nossos associados”, finaliza Dioener Pires.
Fonte: aquinoticias.com
Associação de Cervejeiros do Caparaó tem sede em Alegre. Foto: Divulgação
Por
Martim Barbosa