Voz do Brasil 

PROJETO VOLUNTÁRIO DEVOLVE A VIDA AO PARQUE MUNICIPAL DA TREMEDEIRA de GUAÇUI, E ENSINA CRIANÇAS A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM MEIO AMBIENTE
Publicado em 2021-02-05 09:26:47



QUEM NÃO GOSTARIA DE FAZER UM PASSEIO, UM PIQUENIQUE OU ATÉ MESMO ENCONTRAR OS AMIGOS EM UM PARQUE AO AR LIVRE, COM ARVORES, CACHOEIRAS COM VÁRIOS ANIMAIS E OUVIR O CANTAR DOS PÁSSAROS? AFINAL ESTAR EM CONTATO COM A NATUREZA É UMA FORMA DE RENOVAR AS ENERGIAS.

PENSANDO NISSO FOI QUE O RODRIGO LEANDRO (RAL) RESOLVEU DAR O PRIMEIRO PASSO, COM O PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS E FRUTÍFERAS.

ONDE TUDO COMEÇOU?

EM UMA REUNIÃO DE FAMÍLIA, QUANDO EM UM MOMENTO RODRIGO VIU SUA IRMÃ PREPARANDO MUDAS DE ARVORES,FOI ENTÃO QUE RODRIGO PENSOU QUE PODERIA FAZER ALGO.

DESDE ENTÃO RODRIGO TEM SE EMPENHADO EM DEVOLVER A VIDA AO PARQUE DA TREMEDEIRA.

RODRIGO CONVIDOU A IRMÃ PARA COMEÇAR A PLANTAR. SÓ DEPOIS VEIO A OPÇÃO DO PARQUE DA TREMEDEIRA, LOCAL QUE FAZ PARTE DA INFÂNCIA DA FAMÍLIA E COM ISSO COMEÇARAM IR AOS FINAIS DE SEMANA A PLANTAREM AS MUDAS. NO PERÍODO QUE ELE ESTAVA DE FÉRIAS, RODRIGO CONTA QUE IA PARA O PARQUE DURANTE A SEMANA TAMBÉM, E QUANDO PERCEBEU, JÁ TINHA VIRADO UM HOBBY. ELES COMEÇARAM A LEVAR SEUS FILHOS, SOBRINHOS, VIZINHOS, ENFIM, A TODOS QUE SE INTERESSAVAM E QUERIAM PARTICIPAR. PARA OS IRMÃOS ESSE ATO, ENSINA AS CRIANÇAS A CULTIVAREM, ELAS AJUDAM NO PREPARO DA TERRA, A PLANTAR E A REGAR. , DESSA FORMA APRENDEM A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM A NATUREZA. ESSE TIPO DE MOVIMENTO QUANDO ENVOLVE CRIANÇA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O MEIO AMBIENTE, ENSINA A ELAS PLANTAREM E ACOMPANHAREM O CRESCIMENTO DESSAS ÁRVORES, DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA E COM RESPONSABILIDADE NO FUTURO.

“- Imagine que, uma criança aprenda a fazer isso, comece a gostar de plantar, de cuidar, o quanto ela vai poder fazer ao longo dos seus anos? Ela vai aprender respeitar e a contribuir com a natureza para que no futuro tudo isso possa ser aproveitado, de uma forma mais sustentável em plena harmonia com o meio ambiente e o ser humano. A gente tem que ter essa consciência, porque as coisas se acabam, existem estudos sobre a escassez da água, das fontes de alimentos e animais que desaparecem por não terem um local apropriado." Rodrigo (RAL).

 

NO INÍCIO NÃO FOI FÁCIL, ELES CONTAM QUE QUANDO COMEÇARAM A FREQUENTAR O PARQUE MUNICIPAL PARA FAZER O TRABALHO, O LOCAL ESTAVA SEM MANUTENÇÃO ALGUMA E LOGO VIRAM A NECESSIDADE DE REVITALIZAR AQUELE AMBIENTE QUE É MUITO USADO PARA LAZER, INCLUSIVE DE TURISTAS QUE VÊM EM BUSCA DE CACHOEIRAS QUE ESTÃO SEMPRE NOS ROTEIROS DOS VISITANTES.

ELE DIZ QUE O PARQUE É UM REFÚGIO PARA AS PESSOAS QUE NÃO TEM PARA ONDE IR NO VERÃO OU APENAS NOS FINAIS DE SEMANA , PRINCIPALMENTE AQUELES QUE NÃO TÊM CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA VIAJAR. E UMA DAS RECLAMAÇÕES DOS VISITANTES É A FALTA DE ESTRUTURA E CUIDADOS.

A UNIÃO FAZ A FORÇA:

AOS POUCOS O PROJETO ESTÁ CRESCENDO, ATUALMENTE RODRIGO E GORETE ENCONTRARAM NOVOS PARCEIROS, O RENATINHO (RENATO AZEVEDO), O TIAGO DO TECO E O PEDRINHO DA AMA NORTE, SEM CONTAR COM ALGUMAS FAMÍLIAS QUE VAI PASSEAR E SE INTERESSA EM AJUDAR.

PODEMOS IMAGINAR QUE SE DEPENDER DO RODRIGO, SUA FAMÍLIA E A EQUIPE DE VOLUNTÁRIOS O PARQUE DA TREMEDEIRA, NUM FUTURO NÃO MUITO DISTANTE SERÁ UM LOCAL ACOLHEDOR COM VIDA E CHEIO DE BELEZAS NATURAIS.

EM SEU CANAL NO YOUTUBE PODEMOS ENCONTRAR OS VIDEOS QUE MOSTRA A DEDICAÇÃO E O CARINHO PELO PARQUE DA TREMEDEIRA.

 

 

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br