Ligação Total 

Ex-ministro Paulo Bernardo é preso pela Polícia Federal em Brasília
Publicado em 2016-06-23 12:07:47





A PF (Polícia Federal) iniciou na manhã desta quinta-feira (23) a operação Custo Brasil, que levou à prisão do ex-ministro Paulo Bernardo (PT), em Brasília. A operação acontece simultaneamente nas cidades de Curitiba (PR), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).
 
A operação, feita em parceria com o MPF (Ministério Público Federal) e a Receita Federal, é um desdobramento da 18ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Pixuleco 2. A 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo expediu todos os mandados.
 
O ex-ministro da Previdência Carlos Gabas e o jornalista Leonardo Attuch também foram alvos da operação ao serem levados para depor e depois liberados.
 
De acordo com a PF, a ação apura o pagamento de propina, a partir de contratos de prestação de serviços de informática, na ordem de R$ 100 milhões, entre de 2010 e 2015. Os beneficiários teriam sido pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos ligados ao Ministério do Planejamento.
 
A PF informou também que existem pistas de que a pasta direcionou a contratação de uma empresa de prestação de serviços de tecnologia e informática para a gestão do crédito consignado na folha de pagamento de funcionários públicos federais com bancos privados, interessados na concessão de crédito consignado.
 
Pelo menos 70% dos pagamentos feitos por essa empresa eram repassados a pessoas ligadas a funcionários públicos ou agentes públicos com influência no Ministério do Planejamento por meio de outros contratos — fictícios ou simulados.
 
Paulo Bernando foi ministro do Planejamento entre 2005 e 2010, durante o governo Lula, e das Comunicações, entre 2011 e 2015, já no governo Dilma Rousseff.
 
Contra Bernardo há uma suspeita de desvio de dinheiro da Petrobras, em 2010, para financiar a campanha eleitoral da mulher para o Senado. Agentes da PF também estão na sede do PT (Partido dos Trabalhadores) em São Paulo.
 
O ex-ministro é marido da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A senadora está em viagem internacional para Montevidéu, no Uruguai, e não presenciou a prisão do marido. A PF não confirmou se há também um pedido de prisão para a senadora, que tem foro privilegiado e só pode ser levada à prisão após aval do STF.
 
Ao todo, os agentes federais cumprem 11 pedidos de prisão preventiva, 40 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de condução coercitiva em quatro Estados — São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco — e no Distrito Federal.
 
Os suspeitos deverão responder por crimes como tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas de 2 a 12 anos de prisão.
 
Supremo
 
Em maio deste ano, o ex-ministro, a senadora e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues, de Curitiba foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República. Paulo Bernardo e Gleisi foram denunciados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
 
O inquérito policial concluiu que os dois receberam R$ 1 milhão de propina de contratos firmados entre empreiteiras e a Petrobras. O valor teria sido utilizado para custear as despesas da eleição dela ao Senado em 2010.
 
A Procuradoria sustenta que o então ministro solicitou a quantia em favor da mulher diretamente ao engenheiro Paulo Roberto Costa na época diretor de Abastecimento da Petrobras e um dos articuladores do esquema de corrupção na estatal indicado pelo PP. Preso em 2014, Costa fez delação premiada.
 
O doleiro Alberto Youssef, que também fez delação, operacionalizou o pagamento. Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o doleiro administrava o caixa de propinas do PP de onde saíram os valores em questão.


<< Notícia anterior              Próxima notícia >>

 

 


Rádio FAMA noticias




Rádio FAMALEGRE FM 104,5
Rua Vila Machado, 117 - Centro - Alegre (ES)
Contatos: (28) 3552-1996 (comercial) / 3552-0836 (ouvinte)
© 2005-2013 - Todos os direitos reservados
www.fama104.com.br